Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/806
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Leitura crítica da metodologia de ensino inserida na Proposta Curricular de Língua Portuguesa do Estado de São Paulo, ( 5ª série, 2008/2009 ). |
Título(s) alternativo(s): | Critical reading of the teaching methodology incorporated in Portuguese Language Curriculum Proposal of the State of São Paulo, (5th series, 2008/2009). |
Autor: | Leite, Gisele Gimarães Belluomini |
Primeiro orientador: | Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan |
Primeiro membro da banca: | Menin, Ana Maria da Costa Santos |
Segundo membro da banca: | Parisotto, Ana Luzia Videira |
Resumo: | A presente pesquisa, intitulada Leitura crítica da metodologia de ensino inserida na Proposta Curricular de Língua Portuguesa do Estado de São Paulo, ( 5ª série, 2008/2009) , tem como objetivo identificar as concepções teóricas e metodológicas de ensino da leitura e de produção de textos, no Caderno do Professor e as atividades discentes no Caderno do Aluno, contidas na Proposta Curricular de Língua Portuguesa (SP, 5ª série). Justificando a necessidade deste estudo, destacamos a difícil tarefa de fazer com que os alunos, de modo geral, tenham uma experiência positiva com as linguagens. A opção teórica para realização desta pesquisa versou sobre os estudos semióticos das linguagens, voltados para contribuições conceituais de Mikhail Bakhtin (semiótica russa), Charles Sanders Peirce (semiótica norte-americana) e principalmente sobre a teoria da intertextualidade de Julia Kristeva. O estudo envolveu, metodologicamente, a pesquisa bibliográfica (estudos teóricos de embasamento científico sobre o tema da pesquisa) e pesquisa qualitativa (análise dos documentos citados). O método foi de análise de conteúdo, pois possibilitou um aprofundamento no conteúdo manifesto a partir do referencial teórico estudado. Espera-se, com o presente estudo, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa nas escolas da rede estadual. |
Abstract: | The present research, with the title Critical reading of the incorporated in methodology of education in the Curriculum Purpose of Portuguese Language of the State of São Paulo, (5th series, 2008/2009) , it has as objective to identify the theoretical and methodological conceptions of education of the reading and production of texts, in the teacher s book and the pupil s notebook learning activities contained in the Curriculum Purpose of Portuguese Language (SP, 5th series). Justifying the necessity of this study, we will detach the difficult task to make with that the pupils have a positive experience with the languages, in general way the theoretical option for accomplishment of this research turns on the semiotics studies of the languages, directed toward conceptual contributions of Mikhail Bakhtin (Russian semiotics), Charles Sanders Peirce (North American semiotics) and mainly on the theory of the Julia Kristeva s intertextuality. The study it will have to involve, methodologically, the bibliographical research (theoretical studies of scientific basement on the subject of the research) and qualitative research (analysis of cited documents). The method will be of content analysis, therefore it will make possible a deepening in the manifest content from the studied theoretical reference. One expects, with the present study, the contribution for the improvement of the quality of the education of Portuguese Language in the schools of the state net. |
Palavras-chave: | Proposta Curricular de Língua Portuguesa Metodologia de Ensino Leitura e Produção Textual Semiótica e Ensino das Linguagens Curriculum Proposal of Portuguese Language Methodology of Education Reading and Litteral Production Semiotics and Education of the Languages |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | LEITE, Gisele Gimarães Belluomini. Critical reading of the teaching methodology incorporated in Portuguese Language Curriculum Proposal of the State of São Paulo, (5th series, 2008/2009).. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/806 |
Data de defesa: | 19-Nov-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GISELE_DISSERTACAO_25_11_2010.pdf | 4,44 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.