Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Gisele Gimarães Belluomini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5213049184653487por
dc.contributor.advisor1Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967248644893507por
dc.contributor.referee1Menin, Ana Maria da Costa Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4341512212611230por
dc.contributor.referee2Parisotto, Ana Luzia Videira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7961313550477392por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:11Z-
dc.date.available2011-01-19-
dc.date.issued2010-11-19-
dc.identifier.citationLEITE, Gisele Gimarães Belluomini. Critical reading of the teaching methodology incorporated in Portuguese Language Curriculum Proposal of the State of São Paulo, (5th series, 2008/2009).. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/806-
dc.description.resumoA presente pesquisa, intitulada Leitura crítica da metodologia de ensino inserida na Proposta Curricular de Língua Portuguesa do Estado de São Paulo, ( 5ª série, 2008/2009) , tem como objetivo identificar as concepções teóricas e metodológicas de ensino da leitura e de produção de textos, no Caderno do Professor e as atividades discentes no Caderno do Aluno, contidas na Proposta Curricular de Língua Portuguesa (SP, 5ª série). Justificando a necessidade deste estudo, destacamos a difícil tarefa de fazer com que os alunos, de modo geral, tenham uma experiência positiva com as linguagens. A opção teórica para realização desta pesquisa versou sobre os estudos semióticos das linguagens, voltados para contribuições conceituais de Mikhail Bakhtin (semiótica russa), Charles Sanders Peirce (semiótica norte-americana) e principalmente sobre a teoria da intertextualidade de Julia Kristeva. O estudo envolveu, metodologicamente, a pesquisa bibliográfica (estudos teóricos de embasamento científico sobre o tema da pesquisa) e pesquisa qualitativa (análise dos documentos citados). O método foi de análise de conteúdo, pois possibilitou um aprofundamento no conteúdo manifesto a partir do referencial teórico estudado. Espera-se, com o presente estudo, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa nas escolas da rede estadual.por
dc.description.abstractThe present research, with the title Critical reading of the incorporated in methodology of education in the Curriculum Purpose of Portuguese Language of the State of São Paulo, (5th series, 2008/2009) , it has as objective to identify the theoretical and methodological conceptions of education of the reading and production of texts, in the teacher s book and the pupil s notebook learning activities contained in the Curriculum Purpose of Portuguese Language (SP, 5th series). Justifying the necessity of this study, we will detach the difficult task to make with that the pupils have a positive experience with the languages, in general way the theoretical option for accomplishment of this research turns on the semiotics studies of the languages, directed toward conceptual contributions of Mikhail Bakhtin (Russian semiotics), Charles Sanders Peirce (North American semiotics) and mainly on the theory of the Julia Kristeva s intertextuality. The study it will have to involve, methodologically, the bibliographical research (theoretical studies of scientific basement on the subject of the research) and qualitative research (analysis of cited documents). The method will be of content analysis, therefore it will make possible a deepening in the manifest content from the studied theoretical reference. One expects, with the present study, the contribution for the improvement of the quality of the education of Portuguese Language in the schools of the state net.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GISELE_DISSERTACAO_25_11_2010.pdf: 4543235 bytes, checksum: a31e48515aa99a962095f6cce70553f6 (MD5) Previous issue date: 2010-11-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1921/GISELE_DISSERTACAO_25_11_2010.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProposta Curricular de Língua Portuguesapor
dc.subjectMetodologia de Ensinopor
dc.subjectLeitura e Produção Textualpor
dc.subjectSemiótica e Ensino das Linguagenspor
dc.subjectCurriculum Proposal of Portuguese Languageeng
dc.subjectMethodology of Educationeng
dc.subjectReading and Litteral Productioneng
dc.subjectSemiotics and Education of the Languageseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLeitura crítica da metodologia de ensino inserida na Proposta Curricular de Língua Portuguesa do Estado de São Paulo, ( 5ª série, 2008/2009 ).por
dc.title.alternativeCritical reading of the teaching methodology incorporated in Portuguese Language Curriculum Proposal of the State of São Paulo, (5th series, 2008/2009).eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GISELE_DISSERTACAO_25_11_2010.pdf4,44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.