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Tipo do documento: Dissertação
Título: ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Título(s) alternativo(s): ANALYSIS OF THE INTRODUCING PROCESS OF A SYSTEMATIZATION PROPOSAL TO PHYSICAL EDUCATION ON HIGH SCHOOL
Autor: Kravchychyn, Claudio 
Primeiro orientador: Cardoso, Sônia Maria Vicente
Primeiro membro da banca: Moretti, Lucia Helena Tiosso
Segundo membro da banca: Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de
Resumo: Apesar de ser considerada por lei componente curricular do Ensino Básico desde 1996, a Educação Física escolar se mostra, ainda hoje, através da ação docente, ligada de forma hegemônica aos conteúdos esportivos. O presente estudo se justifica diante da urgente necessidade de legitimação da disciplina dentro do ambiente escolar. Para tanto, a proposta de Oliveira (2004), que preconiza uma sistematização de conteúdos a serem trabalhados ao longo das séries conforme a fase de desenvolvimento e nível de interesse do educando, serviu como norte no planejamento das ações. Este trabalho foi desenvolvido junto a estudantes do Ensino Médio do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá-PR. Como método de pesquisa, foi adotado o modelo de pesquisa-ação, no intuito não só de investigação, mas também de interferência na situação investigada. A metodologia de ensino foi baseada na pedagogia histórico-crítica, que traz como uma de suas propostas o trabalho de conteúdos de forma contextualizada, para que possam ser utilizados no cotidiano. O diagnóstico inicial foi baseado em entrevistas realizadas com a diretora, com a coordenadora pedagógica e com o professor de Educação Física do Ensino Médio do colégio, e em questionários aplicados aos alunos. Após, foi elaborado o planejamento e as aulas foram ministradas durante dois bimestres, segundo os princípios metodológicos propostos. A avaliação das ações realizadas foi feita através da observação do pesquisador e de novas entrevistas e questionários ao final do processo. Foram obtidos os seguintes resultados: houve uma maior valorização da Educação Física e um conseqüente reconhecimento da mesma como componente curricular, e o novo formato se mostrou motivante e eficaz aos alunos, dotando o professor de maiores recursos didático-pedagógicos e caracterizando o movimento humano como algo importante a ser estudado
Abstract: Despite having been considered an essention curriculum component to Basic Education since 1996, Physical Education is still connected in a hegemonic way to sport content through the teachers. The present study justify itself before the urgent need of turning Physical Education into a legitimate subject in te school atmosphere. For this reason, Oliveira s proposal (2004) works as a guide on the planning of actions once it preconizes a systematization of contents to be worked along the grades, according to the phase of development and student s interest. This work was developed at São Francisco Xavier School among students of High School in Maringa Pr. As a research method, an action research model was adopted working not only as an investigation but also an interference in the investigated situation. The teaching method was based on critical historical Pedagogy, which presents as its proposal the work of contents in a contexture way in order to be used on a darly basis. The prior diagnosis was based on interview performed with the High School teacher. Aside from that, students were supposed to answer questionaries. Later on, classes were planned and tought during 4 months according to methodological principles purposed. The evaluation of actions was done by the reseacher s observation and new interviews and queries at the end of the process. The following results were achieved: there was a significant appreciation on Physical Education and acknowledgement as curriculum component as well. The new status has showed itself as motivating as well as effective to the students, giving the teacher better pedagogic didatic resources, characterizing human motion as something important to be studied.
Palavras-chave: Educação física - ensino médio
Projeto sistematização
Ensino Médio.
Physical Education - High Schoo
Sistematization project - High School.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: KRAVCHYCHYN, Claudio. ANALYSIS OF THE INTRODUCING PROCESS OF A SYSTEMATIZATION PROPOSAL TO PHYSICAL EDUCATION ON HIGH SCHOOL. 2006. 267 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/818
Data de defesa: 28-Jun-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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