Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Lucimar Manzoli de Albuquerque-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5815360459644392por
dc.contributor.advisor1Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.contributor.referee1Scheide, Tereza de Jesus Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020376102015334por
dc.contributor.referee2Moreira, Maria de Fátima Salum-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4510140191730970por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:13Z-
dc.date.available2011-05-27-
dc.date.issued2010-12-16-
dc.identifier.citationLIMA, Lucimar Manzoli de Albuquerque. A non-told History at school: a necessary reflection. 2010. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/822-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da sala de aula, com relação ao ensino de História na série final (4ª série ⁄ 5° Ano) do Ciclo I do Ensino Fundamental, buscando identificar as contradições, os avanços e os retrocessos que permeiam o ensino de História, permitindo a ampliação do olhar sobre a temática em questão, em relação aos docentes que são sujeitos desse ensino. Possibilitou também, a análise da viabilização da nova proposta para o ensino de História pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Os procedimentos de coleta de informações foram obtidos através de questionários, a observação sistemática pelo pesquisador sobre a atuação docente durante suas aulas de História e análise documental, com o intuito de analisar a relação teoria e prática. O ensino de História é um meio para apropriarmos do conhecimento de forma que possibilite vivenciar, experimentar, criar, recriar, problematizar o conhecimento produzido pela humanidade, desenvolvendo habilidades e competências para intervir na realidade e transformá-la, através da compreensão das permanências e mudanças, semelhanças e diferenças, universalidade e singularidade, contextualização e significação, coletivo e individual, fazendo uso da multiplicidade de tempo e de espaço, possibilitando construir o cidadão que tanto queremos: participativo, compromissado, responsável, crítico, autônomo.por
dc.description.abstractThis research intended to investigate the pedagogical practices developed in the class room daily, related to History teaching in the final grade of Cycle 1 of Elementary School (4th grade/5th year), seeking to identify the contradictions, progress and recoils permeating the History teaching, allowing the expansion of the sight over the thematic in question, related to the students submitted to this teaching. Also allowed the analysis of viabilization of a new proposition for the History teaching based on National Curricular Parameters (NCP). The information collection procedures were performed using questionnaires, the systematic observation by the researcher over the student performance during History classes and documentary analysis, with the intention of analyze the link between theory and practice. The History teaching is a way to improve the knowledge in such a way that allows to live, experience, create, recreate and problematize the knowledge produced by humanity, developing abilities and skills in order to interfering over reality and modify it through comprehension of the permanencies and changes, similarities and differences, universalities and singularities, contextualization and signification, collective and individual, using the time and space multiplicity, allowing build the citizen those we want so much: participatory, committed, responsible, critical, autonomous.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 487684 bytes, checksum: 4193162032ba14006adddd656b98acb7 (MD5) Previous issue date: 2010-12-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1949/Dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectPCNspor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectPedagogical Practiceseng
dc.subjectNCPeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUma História que não se conta na Escola: uma reflexão necessáriapor
dc.title.alternativeA non-told History at school: a necessary reflectioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf476,25 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.