Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/827
Tipo do documento: Dissertação
Título: A prática do professor de educação física escolar: perspectivas de inclusão
Título(s) alternativo(s): The school physical education teacher s practice: perspectives of inclusion
Autor: Silva, Emerson José Lima da 
Primeiro orientador: Barros, Helena Faria de
Primeiro membro da banca: Lima, José Milton de
Segundo membro da banca: Ruiz, Adriano Rodrigues
Resumo: A presente pesquisa, intitulada A prática do professor de educação física escolar: perspectivas de inclusão pertencente à linha de pesquisa de formação e prática pedagógica do profissional docente do programa de mestrado em educação da Universidade do oeste Paulista de Presidente Prudente SP procurou analisar a atuação do professor de Educação Física Escolar no papel de mediador do processo de ensino e aprendizagem, ressaltando as características de Inclusão na sua prática. Esta prática considera aspectos da diversidade cultural, gênero, estereótipos, habilidades físicas e os estilos cognitivos. Nesse aspecto, fazer com que as aulas tenham como objetivo a aptidão física não pode mais ser aceita quando se está trabalhando com a formação de cidadãos e o respeito à diversidade cultural existente no ambiente escolar. Assim, esta pesquisa teve por objetivos: caracterizar o processo de Inclusão e Exclusão no ambiente das aulas de Educação Física Escolar; descrever alguns aspectos da Exclusão na prática dos professores de Educação Física Escolar; e analisar, durante as aulas, as atitudes Inclusivas. Assim, a pesquisa norteou-se pelo caráter qualitativo, descritivo/interpretativo, por meio da análise de oito professores, sendo quatro de escolas públicas, em função da vasta experiência como docentes na área de Educação Física Escolar, e quatro da rede privada de ensino, sorteados dentre as existentes no município de Presidente Prudente. Do mesmo modo, foram utilizadas para a coleta de dados a entrevista semi-estruturada e um protocolo de observação. Como resultado da pesquisa tem-se que: a compreensão das dimensões da Inclusão e da Exclusão faz parte do primeiro passo para se eliminar atitudes de preconceito e valorização de algumas características sobre outras, uma vez que a maior parte dos docentes entendem que todos os alunos devem ser contemplados; Eles desconhecem como fazer a inclusão e como caracterizá-la na prática. Nesse sentido, a pesquisa determinou que existem algumas situações que podem ser caracterizadas como exclusão, entre elas, o fato de que nas escolas ditas particulares existir uma tendência de valorizar as habilidades e técnicas esportivas e as aulas serem separadas por meninos e meninas. Ocorre também, uma desvalorização das manifestações da cultura corporal dos alunos.
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Inclusão
Cultura Corporal
School Physical Education
Inclusion
Body Culture
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SILVA, Emerson José Lima da. The school physical education teacher s practice: perspectives of inclusion. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/827
Data de defesa: 19-Mai-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMERSON_DISSERTACAO_FINAL_30_05_2011[1].pdf482,77 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.