Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/878
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Internet na educação: concepções de discentes e docentes sobre o seu uso
Título(s) alternativo(s): Education on the Internet: conceptions of students and teachers about its use
Autor: Evangelista, Célia Maria Borges 
Primeiro orientador: Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
Primeiro membro da banca: Gitahy, Raquel Rosan Christino
Segundo membro da banca: Morelatti, Maria Raquel Miotto
Resumo: Este trabalho refere-se à pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação, Mestrado em Educação, e à linha de pesquisa Formação e Prática Docente dos Profissionais de Ensino da UNOESTE- PP. O estudo de natureza qualitativa teve como objetivo analisar as concepções de alunos e professores sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), em especial o uso da Internet e suas contribuições para a melhoria da aprendizagem em uma escola pública da cidade de Teodoro Sampaio SP . A especificidade do objeto de estudo encaminhou a abordagem para a delimitação de um estudo de caso envolvendo pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e trabalho de campo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas junto a 10 alunos e 5 professores da escola selecionada para esta pesquisa. A preocupação central foi a de buscar identificar qualitativamente como, e em que medida, tal utilização tem conseguido contribuir para alcançar os objetivos acima propostos. A partir do levantamento do referencial teórico e dos dados coletados utilizou-se a análise de conteúdo buscando levantar e discutir alguns dos elementos intervenientes no trabalho pedagógico dos professores com a Internet e algumas dificuldades encontradas por eles no decorrer dos trabalhos na sala de informática. O que constatamos em nossa pesquisa é a existência de um grande paradoxo: de um lado temos uma sociedade imersa no imenso oceano de informações que a Internet tem nos apresentado, com uma grande quantidade de crianças utilizando as TIC desde pequenas em sua vida pessoal, por outro lado temos uma escola para onde estas crianças são encaminhadas que ainda desenvolve práticas do século passado, pois presa a estruturas tradicionais, o que faz que permaneçam fechadas as inovações rápidas, como é o caso das tecnologias da informação e comunicação. Diante dos resultados de nossa pesquisa, entendemos que é preciso renovar, é preciso se render aos métodos que acrescentem as nossas aulas, que estimulem nossos alunos a participarem delas, fazendo com que vejam a importância do conteúdo, que sintam a relação existente entre a teoria e a prática, que observem a interdisciplinaridade em sala de aula e que, acima de tudo, se sintam dentro do processo de aprendizagem.
Abstract: This qualitative research aimed to analyze the conceptions of students and teachers on the use of information and communication technologies (ICT), in particular the use of the Internet and its contributions to the improvement of learning in a public school in the town of Teodoro Sampaio - SP -. The specificity of the study object approached the approach for the definition of a case study involving bibliographic research, desk research and field work. The data were obtained through semi-structured interviews with 10 students and 5 teachers from the school selected for this research. The central concern was to seek identify qualitatively how and to what extent such use has been able to help achieve the objectives proposed above. From the survey of the theoretical framework and the data collected content analysis was used in an attempt to raise and discuss some of the elements involved in pedagogical work of the teachers with the Internet and some difficulties encountered by them in the course of the work in computer room, aiming at, from the analysis of a specific reality, contribute to the improvement of the educational process as a whole in our country. What we see in our research and the existence of a large paradox: on one side we have a society immersed in the immense ocean of information that the Internet has presented us with a great number of children using the ICT from the cradle in his personal life, on the other hand we have a school - to which these children are sent - that still develops practices of the past century, because the prey due to tractional structures remain closed the rapid innovations, as is the case of information and communication technologies.Before the results of our research, we believe that we need renewing, and we need to surrender to methods that add to our classes, which stimulate our students to participate them, making with that see the importance of the content, and feel the relationship between theory and practice, they comply to the interdisciplinarity in the classroom and that, above all, feel within the learning process.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Internet
Professor aluno
ensino
aprendizagem.
Information and Communication Technology (ICT)
Internet
teacher student
teaching
learning.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: EVANGELISTA, Célia Maria Borges. Education on the Internet: conceptions of students and teachers about its use. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/878
Data de defesa: 27-Fev-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELIA DISSERTACAO_07_03_2013 novo.pdf783,91 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.