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dc.creatorAzevedo, Antonio Pinheiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4555367746319388por
dc.contributor.advisor1Luvizotto, Caroline Kraus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2273673575861970por
dc.contributor.referee1Annibal, Sérgio Fabiano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9747306063454703por
dc.contributor.referee2Carvalho, Alonso Bezerra de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4091021554181403por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:19Z-
dc.date.available2013-04-24-
dc.date.issued2013-02-27-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Antonio Pinheiro de. Religious Education in the State of São Paulo: Fundamentals and Prospects Facing Cultural Diversity. 2013. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/881-
dc.description.resumoO Brasil é considerado um país multicultural que possui em sua composição as mais variadas etnias e credos religiosos, onde o panteísmo, monoteísmo, o politeísmo, o espiritismo, o ateísmo, entre outras formas de manifestação religiosa caminham lado a lado, nas ruas, no trabalho, nos relacionamentos, dentro dos lares e nas escolas. A Constituição deste país, o define como um Estado Laico, ou seja, um Estado oficialmente neutro com relação às questões religiosas e que não deve apoiar a determinadas religiões em detrimento das demais. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é analisar o Ensino Religioso, seus fundamentos e perspectivas frente à diversidade cultural brasileira, para entender se atendem o princípio da laicidade presente em nossa legislação. Acreditando que é preciso um paradigma empírico para analisar o Ensino Religioso, este estudo aborda a questão a partir do modelo do Estado de São Paulo. Assim, os objetivos específicos deste estudo são: realizar um estudo das legislações referentes ao Ensino Religioso no Brasil e no Estado de São Paulo; analisar o currículo e o material utilizado nas aulas de Ensino Religioso no Estado de São Paulo, observando se na elaboração destes, houve a observância do princípio de Laicidade por parte do Estado diante da pluralidade cultural e religiosa. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e analítico, que utiliza os métodos de levantamento e revisão bibliográfica e levantamento e análise documental. A análise dos dados faz uso da abordagem qualitativa. o Ensino Religioso precisa ser analisado e discutido, sem partidarismo ou interesses. Somente assim este caráter laico será real no Estado e os direitos dos cidadãos ou das denominações religiosas serão realmente respeitadospor
dc.description.abstractBrazil is considered a multicultural country which has in its composition the most varied ethnic groups and religious creeds, where pantheism, monotheism, polytheism, spiritualism, atheism, among other forms of religious expression go hand in hand, on the streets , at work, in relationships, in the home and in schools. The Constitution of this country, defines it as a Secular State, or a State officially neutral regarding religious matters and should not support certain religions at the expense of others. In this sense, the objective of this study is to analyze the Religious Education, its fundamentals and prospects facing the Brazilian cultural diversity, to understand whether they meet the principle of secularism present in our legislation. Believing it takes a paradigm for analyzing the empirical Religious Education, this study addresses the issue from the model of the state of São Paulo. Thus, the specific objectives of this study are: conduct a study of the laws relating to Religious Education in Brazil and in São Paulo; analyze the curriculum and materials used in the lessons of Religious Education in the State of São Paulo, noting the elaboration of these, there was compliance with the principle of Secularism by the state in the face of cultural and religious plurality. This is an exploratory, descriptive and analytical, which uses the methods of survey and literature review and survey and document analysis. The analysis makes use of the qualitative approach. Religious Education needs to be analyzed and discussed, without partisanship or interests. Only then will this secular character in real state and the rights of citizens or religious denominations will actually be respected.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_Antonio Azevedo_03_04_2013.pdf: 1980746 bytes, checksum: 7795a74e8fb0a42a9c726473f5f9c17d (MD5) Previous issue date: 2013-02-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1579/DISSERTACAO_Antonio%20Azevedo_03_04_2013.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Religiosopor
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjectDiversidade Cultural e Religiosapor
dc.subjectReligious Educationeng
dc.subjectEducation Policyeng
dc.subjectCultural and Religious Diversityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino Religioso no Estado de São Paulo: Fundamentos e Perspectivas Frente à Diversidade Culturalpor
dc.title.alternativeReligious Education in the State of São Paulo: Fundamentals and Prospects Facing Cultural Diversityeng
dc.typeDissertaçãopor
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