Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSampaio, Desireé Lorane Negrão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6799856936558042por
dc.contributor.advisor1Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967248644893507por
dc.contributor.referee1Souza, Renata Junqueira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778200016779533por
dc.contributor.referee2Annibal, Sérgio Fabiano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9747306063454703por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:21Z-
dc.date.available2014-03-07-
dc.date.issued2013-10-03-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Desireé Lorane Negrão. The use of the theory of intertextuality in the textbook for the teaching of reading. 2013. 217 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/897-
dc.description.resumoA pesquisa, intitulada O Uso da Teoria da Intertextualidade no Livro Didático para O Ensino da Leitura , objetivou, de modo geral, identificar e analisar os usos da teoria citada nos modos de ensino e aprendizagem da leitura, propostos pelo Livro Didático da Educação Fundamental (Ciclo II, 6º ano). A metodologia envolveu estudos bibliográficos sobre a teoria intertextual do Texto e da Leitura (Bakhtin,1979, Kristeva, 1969 e outros teóricos) em uma pesquisa qualitativa, que se pautou na Análise Documental (Ludke & André, 1986; Gatti, 2005 e Gonsalves, 2005). Foi utilizado, como objeto de análise, um livro didático, selecionado pela pesquisadora. Justificou-se o presente estudo, pois, apesar de já existirem inúmeras pesquisas sobre os processos de ensino e aprendizagem da leitura, há necessidade, ainda, de se avaliar a qualidade dos livros didáticos mais recentes (dos últimos cinco anos) adotados pelas escolas públicas da Educação Fundamental, pelo fato de que estes livros vêm utilizando, com frequência, a teoria da Intertextualidade para elaboração das sequências didáticas sobre leitura. Como resultados obtidos, confirmou-se a hipótese inicial de que, apesar do aproveitamento atual da teoria da Intertextualidade pelos autores de livros didáticos, as atividades propostas por eles não condizem com os pressupostos teóricos anunciados, não levando, assim, à formação crítica do leitor.por
dc.description.abstractThe name search "The Use of the Theory of Intertextuality in Textbook for Teaching Reading", aimed, in general, to identify and analyze the uses of the theory mentioned in the modes of teaching and learning of reading proposed by the Education Textbook key (Cycle II, 6th year). The methodology involved bibliographical studies on the theory of intertextual Text and Reading (Bakhtin, 1979, Kristeva, 1969 and other theorists) in a qualitative study, which was based on Document Analysis (Ludke & André 1986; Gatti, 2005, and Gonsalves, 2005). Was used as the object of analysis, a textbook, selected by the researcher. Justified the present study because, although there are already many researches on the processes of teaching and learning of reading, there is a need also to evaluate the quality of the textbooks most recent (last five years) adopted by public schools of Elementary Education, by the fact that these books have been using often the theory of intertextuality for preparation of didactic sequences on reading. The results obtained, confirmed the initial hypothesis that, despite the current use of the theory of intertextuality by textbook authors, the activities proposed for them are not consistent with the theoretical announced, not leading thus to the formation of the critical reader.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_DESIREE FASE FINAL 29_07_2013.pdf: 13798504 bytes, checksum: a190e9a0537eaefd0dbe6c3e813b6453 (MD5) Previous issue date: 2013-10-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1542/DISSERTACAO_DESIREE%20FASE%20FINAL%2029_07_2013.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino e Aprendizagem da Leiturapor
dc.subjectLeitura e Livro Didáticopor
dc.subjectUsos Didáticos da Teoria da Intertextualidadepor
dc.subjectLearning and Teaching Readingeng
dc.subjectReading Textbookeng
dc.subjectInstructional Uses of Intertextuality Theory.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO uso da teoria da intertextualidade no livro didático para o ensino da leiturapor
dc.title.alternativeThe use of the theory of intertextuality in the textbook for the teaching of readingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_DESIREE FASE FINAL 29_07_2013.pdf13,48 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.