Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMunarin, José Carlos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0790495761838232por
dc.contributor.advisor1Santos Filho, José Camilo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044767483762064por
dc.contributor.referee1Moretti, Lucia Helena Tiosso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8367557846787155por
dc.contributor.referee2Valente, Maria Luisa Louro de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6960780316072001por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:22Z-
dc.date.available2007-07-10-
dc.date.issued2007-05-24-
dc.identifier.citationMUNARIN, José Carlos. The school as space of coexistence: the prevention and the reduction of school bullying. 2007. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/907-
dc.description.resumoNo presente estudo, investigamos o fenômeno da violência, implícito nas relações entre os estudantes, como um dos fatores que interferem significativamente no desenvolvimento social, emocional e intelectual de crianças e jovens. Os objetivos deste estudo foram caracterizar os instrumentos pedagógicos e normativos de uma escola pública da Diretoria de Ensino de Birigui SP e identificar as estratégias e práticas educativas de intervenção utilizadas por gestores e professores na prevenção e redução do bulismo escolar. Dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa, foi realizado um estudo de caso de caráter instrumental. Para o levantamento dos dados, foram analisados três documentos da escola - o Plano de Gestão, a Proposta Pedagógica e o Regimento Escolar realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas de gestores e professores. Os dados foram analisados, categorizados e apresentados com a finalidade de explicitar as intenções e práticas utilizadas por gestores e professores, com base nos documentos pedagógicos e normativos que as sustentam. Constatamos que os gestores reconhecem o fenômeno do bulismo no contexto escolar e têm utilizado práticas de intervenção para enfrentar esse problema de violência, mas precisam constantemente orientar os professores na sua prevenção e redução. Os professores possuem conhecimentos específicos sobre esta forma de violência. Percebem o bulismo como prática agressiva que necessita de intervenção. Procuram intervir para superá-la, mas necessitam de apoio pedagógico e extra-escolar para serem mais efetivos nessa ação. As estratégias utilizadas estão alicerçadas na conscientização dos alunos em relação à sua conduta transgressora e na intervenção imediata nos conflitos interpessoais. Entretanto alguns professores sentem dificuldade em lidar com situações de bulismo mais complexas. Por este estudo, é possível afirmar que é necessário um trabalho articulado entre a equipe gestora e o corpo docente para prevenirem e reduzirem o bulismo no contexto escolar. Além disso, pode-se ainda afirmar que a intervenção do adulto-educador é condição essencial para a superação do bulismo escolar.por
dc.description.abstractIn the present study, we investigated the phenomenon of violence, implicit in the relationships among students, as one of the factors that interfere significantly in the social, emotional and intellectual development of children and students. The purposes of this study were to characterize the pedagogic and normative instruments of a public school of the School Superintendence of Birigui SP and to identify the strategies and educational practices of intervention used by managers and teachers in the prevention and reduction of the school bullying. Based on approach of qualitative research, a study of case of instrumental character was accomplished. For the data collection, were analyzed three documents of the School - the Management Plan, the Pedagogical Proposal and the Code of Norms and made semi-structured individual interviews with Managers and teachers. The data were analyzed, classified and presented with the purpose of making evident the intentions and practices used by managers and teachers, based on the pedagogic and normative documents that sustain it. We verified that the managers recognize the phenomenon of bullying in the school context and have used intervention practices to face this violence problem, but they also need to guide the teachers in its prevention and reduction. The teachers possess specific knowledge about this form of violence. They also recognize the bullying as aggressive practice that needs intervention. They try to intervene to overcome it, but need pedagogic and extra-school support to be more effective in this action. The utilized strategies are based on the students' awareness in relation to their transgressive conduct and in the immediate intervention in the conflicts among students. However some teachers feel difficulty in working with situations of more complex bullying. From this study, it is possible to conclude that it is necessary an articulate work between the management team and the teachers for preventing and reducing the bullying in the school context. In addition, it can still be stated that the intervention of the adult-educators is an essential condition for overcoming the school bullying.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_Munarin_revisao_Jak.pdf: 940099 bytes, checksum: da1c774b57bbdc3af9631a0e56d9fd49 (MD5) Previous issue date: 2007-05-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1459/DISSERTACAO_Munarin_revisao_Jak.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectviolência escolarpor
dc.subjectcomportamento de desviospor
dc.subjectprevenção do bulismo escolar.por
dc.subjectschool violenceeng
dc.subjectestudantespor
dc.subjectsocial desvianceeng
dc.subjectprevention of the school bullyingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA escola como espaço de convivência: a prevenção e a redução do bulismo escolarpor
dc.title.alternativeThe school as space of coexistence: the prevention and the reduction of school bullyingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_Munarin_revisao_Jak.pdf918,07 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.