Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/919
Tipo do documento: Dissertação
Título: Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Reflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.
Autor: Kina, Vanessa Araujo Vallim 
Primeiro orientador: Santos, Genivaldo de Souza
Primeiro membro da banca: Schmidt, Ivone Tambelli
Segundo membro da banca: Luvizotto, Caroline Kraus
Resumo: O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Instituição Educacional: Organização e Gestão, nasceu de uma inquietação em relação ao tratamento dado pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo às práticas de leitura em língua inglesa no ensino fundamental. Fomos, então, desafiados a investigar de que forma o documento oficial do estado concebe as representações de leitura e as articulam com uma escola heterogênea e diversa. Justifica-se, portanto, a necessidade de refletirmos se o currículo em questão atende às necessidades reais da escola e do aluno no que tange às práticas de leitura. Para tal, a abordagem qualitativa sustenta metodologicamente este trabalho, por meio da análise bibliográfica, que nos permite a consulta a diferentes fontes de conhecimento teórico-científico, bem como a pesquisa documental, na qual o próprio currículo do estado nos servirá de base para investigação. Nesse sentido, propomo-nos a compreender as representações de leitura e suas práticas a partir dos estudos de Roger Chartier para que, na sequência, possamos analisar em que sentidos tais representações se inserem e se articulam neste currículo. Espera-se suscitar uma reflexão que possa fundamentar ações concretas no campo da leitura.
Abstract: This present dissertation, research line on Educational Institution: Management and Organization, has been raised because of some concerns related to the reading practices in English as a Second Language within the Curriculum proposal of São Paulo state. We were challenged in investigating the ways that document not only presents but also articulates the reading representations with a heterogeneous school. It is justified, then, the importance of reflecting whether or not that curriculum considers the school and the students needs concerning the reading practices. In order to have it done, the qualitative approach sustains this work, which involves a detailed bibliographic analysis, allowing us to refer to different sources of scientific knowledge and theories, and desk research, in which the curriculum itself will be used, as well. Furthermore, we intend to understand the reading representations and practices based on Roger Chartier studies, so we can analyze how they are articulated in that curriculum. Also, it will hopefully lead to create real actions on the reading field.
Palavras-chave: Currículo
Práticas de leitura
Língua inglesa
Curriculum
Reading Practice
English Language
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: KINA, Vanessa Araujo Vallim. Reflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/919
Data de defesa: 27-Jun-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA_Versao Final - Dissertacao.pdf752,88 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.