Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/945
Tipo do documento: Dissertação
Título: A gestão da educação para o lazer no contexto escolar: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Management of education for leisure in the school context: a case study
Autor: Costa, Myriam de Andrade Caminha 
Primeiro orientador: Ferri, Lúcia Maria Gomes Correa
Primeiro membro da banca: Barros, Helena Faria de
Segundo membro da banca: Antonio, Armando Pereira
Resumo: Por muito tempo as pessoas buscavam, e ainda buscam, a realização pessoal através da educação e do trabalho, mas ignoravam o lazer como agente do processo de crescimento, separando a educação da profissão e lazer que deveriam ser entendidos em conjunto. O indivíduo deve buscar a harmonia entre o saber, o fazer e o lazer. Os Parâmetros Curriculares Nacionais são documentos que contribuem para orientação nas escolas com conceitos básicos como o de cidadania, cultura e democracia, tornando-se um instrumento norteador na educação escolarizada. Este projeto de pesquisa objetiva investigar a abordagem de lazer contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais, das representações sociais sobre ele, de alunos da 1ª a 4ª série de uma escola pública de Presidente Prudente. Refletir sobre o lazer é relevante, tanto pelo seu teor educativo, quanto pelo seu aspecto político-social, propiciando efetiva interação em harmonia com a natureza e na intervenção no mundo sócio capitalista. Alguns autores referem-se ao lazer com clareza das diversas possibilidades de buscar elementos para construção da melhoria da qualidade de vida, que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. Assim, esse projeto de pesquisa se faz necessário tendo em vista a importância que a escola contribuir quanto ao lazer e, sobretudo, pode interferir na educação e na formação dos alunos para e pelo lazer, e, também, em outras esferas da vida humana. Este projeto tem, ainda, a finalidade de analisar possíveis contradições entre o projeto pedagógico da escola investigada, as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a realidade pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida segundo os momentos: levantamento bibliográfico, envolvendo principalmente a temática da educação e lazer, análise crítica de leituras de obras sobre o tema escolhido; pesquisa qualitativa em uma escola pública de ensino fundamental de 1ª a 4ª séries para verificar a concepção de lazer pelos dirigentes, docentes, alunos e a prática pedagógica. Utilizou-se entrevistas semi-estruturadas direcionadas aos diretores, docentes e alunos.
Abstract: For much time the people searched, and still they search, the personal accomplishment through the education and of the work, but they ignored the leisure as agent of the growth process, separating the education of the profession and leisure that would have to be understood in set. The individual must search the harmony between knowing, making and the leisure. The National Curricular Parameters are documents that contribute for orientation in the schools with basic concepts as of citizenship, culture and democracy, becoming a norteador instrument in the escolarizada education. This project of objective research to investigate the boarding of leisure contained in the National Curricular Parameters, of the social representations on it, pupils of 1ª 4ª series of a public school of President Prudente. To reflect on the leisure is excellent, as much for its educative text, how much for its politicosocial aspect, propitiating effective interaction in harmony with the nature and the intervention in the world capitalist partner. Some authors mention the leisure to it with clarity of the diverse possibilities to search elements for construction of the improvement of the quality of life, that cannot be privilege of economic and social minorities. Thus, this project of research if makes necessary in view of the importance that the school to contribute how much to the leisure and, over all, it can intervene with the education and the formation of the pupils for and for the leisure, and, also, in other spheres of the life human being. This project has, still, the purpose to analyze possible contradictions between the pedagogical project of the investigated school, the lines of direction of the National Curricular Parameters and the pedagogical reality. The research was developed according to moments: bibliographical survey, mainly involving thematic of the education and the leisure, critical analysis of readings of workmanships on the chosen subject; qualitative research in a public school of basic education of 1ª 4ª series to verify the conception of leisure for the controllers, professors, pupils and practical the pedagogical one. One used half-structuralized interviews directed the directors, professors and pupils.
Palavras-chave: Educação
Lazer
Projeto Pedagógico
Plano de gestão escolar
Education
Leisure
Pedagogical project
Plan of pertaining to school management
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: COSTA, Myriam de Andrade Caminha. Management of education for leisure in the school context: a case study. 2008. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/945
Data de defesa: 10-Abr-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MYRIAM_DISSERTACAO_30_06.pdf33,57 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.