Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonte, Silvia Cristina de Mendonça Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5355696971067788por
dc.contributor.advisor1Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746por
dc.contributor.referee1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee2Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:28Z-
dc.date.available2008-09-15-
dc.date.issued2008-05-07-
dc.identifier.citationMONTE, Silvia Cristina de Mendonça Lopes. The use of the computational technology in the reading - writing process.. 2008. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/960-
dc.description.resumoNos últimos anos, observou-se que alunos dos ensinos fundamental e médio apresentam dificuldades na leitura e na escrita. Diante disso, com a presente dissertação, busca-se contribuir para a melhoria da leitura e da escrita com o uso do computador. O objeto da pesquisa é o processo de aprendizagem de alunos da 5ª série do Ensino fundamental, com idades entre 11 e 13 anos, com deficiência na leitura e escrita. Assim, a pergunta norteadora foi como utilizar a tecnologia computacional no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita destes alunos. O objetivo da investigação refere-se aos avanços no processo da leitura e da escrita, utilizando-se a sala de informática com alunos que apresentavam dificuldades para o desenvolvimento destas atividades. Para tanto, o estudo foi de natureza qualitativa e teve como embasamento as leituras de Valente, Papert, Freire e Emilia Ferreiro, privilegiando-se os aspectos afetivo e cognitivo. As atividades de produção escrita foram coletadas na sala de informática e, neste processo, eram analisados os avanços e as dificuldades; a partir daí, definidas novas ações e estratégias para o desenvolvimento do projeto. O desenvolvimento metodológico da pesquisa ocorreu em três momentos distintos: uma avaliação inicial, quando os alunos apresentaram uma produção escrita; em seguida, houve uma intervenção, contando com atividades com o uso do computador; e, finalmente, uma avaliação final, na qual os alunos apresentaram uma produção escrita. Os resultados obtidos foram significativos e contribuíram para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita; entretanto, em relação às normas gramaticais e ortográficas, os alunos ainda apresentaram dificuldades. Cabe, portanto, aos educadores desmistificar o uso desta tecnologia e utilizá-la no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos.por
dc.description.abstractIn the last years, it was observed that the majority of students attending fundamental educational levels show difficulties in reading and writing. Based on this, the present work tries to contribute with the improvement of such activities by using the computer. The object of the research is the learning process of students, whose ages vary from 11 to 13 years old, with deficiencies in reading and writing, who attend the 5 th grade of Fundamental Education. So, the research bearing question in how to use the computer technology in the teaching and learning processes of these student s reading and writing. In this way, the investigation objective refers to the analysis of advances in reading and writing processes, using the informatic room with students who presented difficulties in the development of such activities. The study had a qualitative nature and it was based on Valente s, Papert s, Freire s and Emília Ferreiro s readings, favoring the affective and cognitive aspects. The writing production activities were collected in the informatic room and, in this process, the progress and difficulties were analysed; from now/on , new actions and strategies focusing the project development were defined. The research methodological development occurred in three distinctive moments: an initial avaluation, when the students presented a written production; next, there was an intervention, counting on activities using the computer; and finally, a last avaluation, in which the students presented, again, a written production. The results obtained were significative and contributed to the learning processes of reading and writing, although the students continued presenting difficulties in mastering the grammatical and orthographical rules. The teachers must, then, desmistify the use of this technology and apply it in their students teaching and learning processes.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVIA_DISSERTACAO_25_08.pdf: 9628286 bytes, checksum: 8e08c74c8134ec170104ae7a08fe8856 (MD5) Previous issue date: 2008-05-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1514/SILVIA_DISSERTACAO_25_08.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectComputational Technologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA utilização da tecnologia computacional no processo da leitura e escritapor
dc.title.alternativeThe use of the computational technology in the reading - writing process.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVIA_DISSERTACAO_25_08.pdf9,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.